Ninguém gosta de comprar um carro sabendo que o motor foi aberto, mas temos a certeza que o serviço do motor já foi feito, resta saber se foi bem feito.
Hoje em dia os serviços de retífica são bem precisos e confiáveis.
* Saiba o motivo que levou o motor a “bater”, se foi por superaquecimento ou falta de lubrificação. Se for por lubrificação, os itens mais afetados são os pistões, tuchos, anéis de segmento, árvore de manivelas. Se for por superaquecimento, pode ter ocorrido o empeno do cabeçote.
*Peça à retífica que fez o serviço, ou a loja que está vendendo o carro, uma descrição dos serviços e das peças trocadas, para poder ter uma noção do problema.
Por exemplo: Foi feita uma retífica no virabrequim, é por que o desgaste foi profundo. Sendo assim, o problema foi sério.
*Verifique o estado geral do motor. Deve estar seco, sem vazamento de óleo ou água pelas juntas e conexões.
*Ligue o motor, e veja se todas as faixas de rotação estão funcionando bem, sem trancos ou falhas, em marcha lenta (preferencialmente). Verifique também se há barulhos estranhos ou ruídos vindos do motor.
*Verifique se sai fumaça pelo escapamento, com o motor frio (de preferência), caso saia uma fumaça branca o motor possui alguma trinca no cabeçote ou bloco que está deixando entrar água no motor. Caso a fumaça seja preta, significa queima excessiva de óleo, provocada por mau ajuste dos anéis do pistão no interior do cilindro, ou um vazamento pelos retentores de válvulas.
Verifique o consumo de óleo do motor:
* Meça o nível de óleo, e rode 1.000 km com o carro. Repita a medição depois. O nível de óleo não pode baixar muito. Verifique qual o consumo de óleo aceitável no manual.